índice-de-massa-corporal
Saúde

Calculadora de IMC gratuita – índice de massa corporal

O IMC (índice de massa corporal) é amplamente usado hoje em ambientes de saúde para sinalizar possíveis problemas de saúde relacionados ao peso ou rastrear as chances de obesidade. Dito isto, o IMC é apenas um guia aproximado. Existem várias alternativas ao IMC para fornecer informações confiáveis ​​sobre a quantidade de gordura corporal que você carrega.

Introdução ao Índice de Massa Corporal (IMC)

O Índice de Massa Corporal ou IMC é uma medida do tamanho corporal relativa ao seu peso e altura . É mais um indicador para determinar se o peso é saudável e compatível com uma determinada altura.

Em termos simples, a faixa de IMC estima a gordura corporal total com base no peso e na altura gerais. Quanto maior o seu IMC, mais excesso de peso você está. No entanto, o IMC não consegue dizer se o seu peso total é água, músculo ou gordura. Portanto, você não pode considerá-lo uma ferramenta de diagnóstico para o percentual de gordura corporal.

Apesar de ser utilizado desde a década de 1840, o conceito de Índice de Massa Corporal apresenta algumas desvantagens. O primeiro problema é que o IMC como medida não é representativo de todos os dados demográficos. Ele considerou dados envolvendo europeus para determinar o intervalo.

A demografia desempenha um papel na determinação do peso corporal ideal. Além disso, não considera o percentual de gordura corporal, massa muscular ou distribuição de gordura corporal, o que produz uma leitura imprecisa do IMC.

A medida do IMC não consegue distinguir entre gordura e músculo. Como o tecido muscular é mais denso que a gordura, a densidade e a distribuição não refletem no cálculo do IMC.

Por exemplo, a alta leitura de IMC de treinadores de peso e atletas mostram sobrepeso ou obesidade, mesmo quando não estão. Assim, pessoas musculosas podem ter um peso saudável, mesmo que sua faixa de IMC caia na categoria de obesos.

Outro problema é que não leva em conta as diferenças de gênero. Como resultado, homens e mulheres podem ter as mesmas leituras de IMC, mas diferentes porcentagens de gordura. 

Fórmula do IMC – Como calcular o IMC?

O índice de massa corporal é um método de cálculo simples e barato que usa sua altura e peso. As calculadoras de IMC estão disponíveis on-line, fornecendo resultados instantâneos após inserir sua idade, peso, altura e, às vezes, sexo. No entanto, o IMC pode ser calculado manualmente com a ajuda de uma fórmula matemática.

De acordo com a fórmula, você obtém o IMC dividindo seu peso em quilogramas pelo quadrado de sua altura em metros. Ou os termos da equação matemática são os seguintes;

Sistema Internacional de Unidades (SI) – IMC = peso (kg)/quadrado da altura (m2)

Por exemplo, se seu peso é 75kg e sua altura em metros é 1,75, de acordo com a fórmula, seu IMC será 24,5.

Além da fórmula métrica, você também pode encontrar o IMC usando a fórmula da unidade imperial. Primeiro, o peso em libras deve ser dividido pela altura em polegadas ao quadrado. O valor resultante deve então ser multiplicado por 703 e arredondado para uma casa decimal. Portanto, a fórmula imperial para cálculo do IMC é:

Sistema Imperial – IMC = peso (lb)/[altura (pol)]2 x 703

Por exemplo, se seu peso é de 150 libras e sua altura em polegadas é de 65, de acordo com a fórmula, seu IMC será de 24,96.

O que a faixa de IMC indica?

  • Se o seu IMC for inferior a 18,5, você é considerado abaixo do peso. Indica um alto risco de desnutrição. Pessoas dentro dessa faixa de IMC devem engordar para evitar maiores complicações de saúde.
  • Um valor de IMC entre 18,5 e 24,9 indica que você está na faixa de peso saudável. Para a maioria dos adultos, é o IMC ideal.
  • Um IMC entre 25 e 29,9 é a faixa de sobrepeso. Simplificando, o espectro mais alto da faixa indica obesidade próxima.
  • Se o seu IMC for 30 ou superior a 30, isso mostra que você está na faixa da obesidade. Isso o torna mais propenso a vários problemas de saúde, como doenças cardíacas, pressão arterial, diabetes e derrame.

Medição de IMC e categoria de peso

  • Abaixo de 18,5: abaixo do peso
  • 18,5 a 24,9: Saudável ou Normal 
  • 25 a 29,9: Excesso de peso 
  • Acima de 30: Obeso

Tabela de IMC – A faixa ideal de IMC para homens e mulheres

Para a maioria das pessoas, a faixa ideal de IMC está entre 18,5 e 24,9 . Existem, de fato, indivíduos saudáveis ​​com valores de IMC na faixa de 25 a 29 . Por outro lado, se você for atlético, é provável que tenha uma pontuação de IMC superior a 25 devido à maior massa muscular.

Além disso, o IMC pode classificá-lo como sobrepeso ou obesidade, mesmo quando você está em melhor forma. Portanto, a maioria dos especialistas em saúde recomenda um IMC igual ou superior a 18,5 como ideal.

O peso ideal para homens e mulheres não depende apenas dos cálculos do IMC. Não é apenas peso e altura, e a faixa de peso mais saudável depende igualmente de sexo, idade, etnia, distribuição de gordura corporal e estrutura corporal.

Quer começar o seu dia com mais leveza e positividade? Visite nossa página inicial agora mesmo e descubra como transformar cada dia em uma jornada inspirada! Clique aqui para acessar: Todo dia mais leve

IMC ideal para crianças e adolescentes

O cálculo do IMC é diferente quando se trata de crianças e adolescentes. Nos adultos, o índice de massa corporal considera apenas o peso e a altura. No entanto, a interpretação do IMC utiliza idade e sexo para crianças e adolescentes.

Para obter o IMC preciso em crianças e adultos jovens, o profissional de saúde considera percentis específicos e gráficos de crescimento. Levar em consideração idade e sexo é essencial porque crianças e adolescentes tendem a ganhar peso e crescer em altura muito lentamente ou muito rapidamente. A faixa de IMC para eles é a seguinte.

Medição de IMC e categoria de peso

  • Abaixo do percentil 5 para idade, sexo e altura: Baixo peso
  • Percentil 5 a 85: peso saudável
  • Percentil 85 – 95: Excesso de peso
  • Acima do percentil 95: obeso

Consequências para a saúde do IMC elevado
Obesidade

Um IMC elevado é mais ou menos um indicador de excesso de peso. De acordo com os dados estimados pela Organização Mundial de Saúde, 1,9 mil milhões de adultos com 18 anos ou mais tinham excesso de peso. Em que 650 milhões de adultos eram obesos.

A prevalência de sobrepeso e obesidade é uma preocupação mundial. Aumenta o risco de doenças não transmissíveis, como derrame, resistência à insulina, artrite e câncer. Em casos graves, pode até resultar em morte prematura.

Pressão alta

Um estudo mostra que um alto valor de IMC se correlaciona com pressão alta. Os resultados mostram que uma transição de faixa de IMC normal para maior aumentou a pressão arterial sistólica em mais de 10 mmHg.

Da mesma forma, a pressão arterial diastólica aumentou mais de 5 mmHg, independentemente do sexo. Quando uma pessoa ganha peso excessivo, o acúmulo de gordura visceral se multiplica. Contribui para 65% a 75% do risco de hipertensão primária.

dislipidemia

Dislipidemia é o termo médico que descreve um aumento anormal nos níveis de colesterol e lipídios e carregar peso extra e gordura visceral aumenta a quantidade de colesterol ruim no corpo.

Além disso, o excesso de peso com IMC alto atrapalha o gerenciamento adequado do colesterol, lipídios e gorduras no corpo. Por sua vez, desencadeia dislipidemia.

Diabetes

Os achados de um estudo analítico mostram que o IMC elevado causa hipertensão e dislipidemia e também está associado ao diabetes mellitus.

O risco é excepcionalmente elevado entre indivíduos com obesidade mórbida e IMC superior a 35 . Além disso, outro estudo afirma que mesmo um aumento unitário no IMC aumenta a probabilidade de ser diabético em 1,5% entre indivíduos com sobrepeso e obesos.

Maneiras de reduzir o IMC alto

Assista suas calorias

Seu gasto energético deve exceder o consumo de energia para diminuir seus níveis de IMC. Isso significa que você precisa consumir menos calorias do que queima.A melhor maneira de fazer isso é evitar compulsão alimentar, lanches frequentes e comer sem pensar. Em vez disso, coma alimentos ricos em fibras solúveis , proteínas e gorduras saudáveis. Você também pode manter um diário alimentar para registrar tudo o que bebe e come. Se caneta e papel parecerem uma tarefa árdua, aplicativos e sites de rastreamento de calorias online podem ajudar.

Entrar em uma dieta ou plano alimentar com déficit calórico reduz as calorias extras que você consome sem perceber. Reduzir as calorias que você ingere ajudará na sua jornada para perder peso , eliminando o excesso de gordura responsável pelo IMC elevado.

Pessoas com obesidade ou aquelas que desejam controlar seu IMC podem tentar; jejum intermitente , plano de 1200 calorias ou plano de refeições de 1500 calorias. Não mergulhe direto nesses planos estritos de déficit calórico.

Plano de dieta de 1200 calorias para perder peso

Comece diminuindo suas calorias em 500 por dia. No entanto, sua necessidade nutricional varia de acordo com vários fatores. Depende da sua idade, sexo, IMC e estado de saúde atual.

Seja mais ativo

Seguir uma dieta balanceada e uma dieta com déficit calórico só o levará até certo ponto. Uma mudança significativa e de longo prazo na composição corporal só é possível com exercícios regulares.

Obtenha um estilo de vida mais ativo para perder gordura e construir tecido muscular magro. Por exemplo, passeie com o cachorro, pratique ioga ou use as escadas em vez do elevador.

Além disso, exercitar-se pelo menos trinta minutos diariamente queima calorias, mantém você revigorado e diminui as chances de ter um IMC mais elevado. No entanto, apenas trinta minutos de exercício não serão suficientes para obter os melhores resultados.

Para um iniciante com excesso de peso, trinta minutos podem ser um trampolim. Então, comece a incorporar 75 minutos de exercícios vigorosos e 150 minutos de exercícios moderados. Aqui estão algumas atividades que você pode tentar diminuir sua faixa de IMC:

  • Andando
  • Natação
  • Ciclismo
  • Correndo
  • bicicleta estacionária
  • Corrida
  • Caminhada

Durma mais

A privação do sono pode se tornar um problema real na sua jornada de gerenciamento do IMC. De acordo com um estudo , uma duração mais curta do sono leva a um índice de massa corporal mais elevado.

Além disso, se você dormir menos do que o necessário, a tendência de comer lanches não saudáveis ​​aumenta. Assim, o consumo de calorias supera o valor do gasto calórico. Além disso, indivíduos privados de sono acabam ingerindo 300 calorias extras por dia. O excesso de calorias é armazenado como gordura, levando a um IMC mais elevado.

Ter um sono ininterrupto e de boa qualidade evita lanches noturnos e alimentação estressante. Ele também fornece ao seu corpo tempo suficiente para queimar ativamente mais calorias. Depois de um dia de trabalho ou escola, procure dormir de oito a nove horas todas as noites.

Fique hidratado

A ingestão de água muitas vezes é esquecida pela maioria das pessoas com IMC elevado. No entanto, a hidratação faz mais pelo corpo do que matar a sede. Quanto mais hidratado você estiver, melhores serão suas funções corporais. E o corpo precisa de água para queimar gordura.

Beber água antes das refeições pode suprimir o apetite, fazendo com que você coma menos. Manter-se hidratado também torna a rotina diária de exercícios mais fácil e eficaz, contribuindo para a perda de peso.Uma redução de peso é equivalente a uma queda nos valores de IMC. Além disso, a água contém zero calorias. No entanto, antes de encher o copo, não exagere. Beber muita água não diminuirá seu IMC rapidamente. Em vez disso, pode haver resultados contraproducentes.

Benefícios de manter um peso corporal saudável

Alcançar e manter um peso saudável pode beneficiá-lo a longo prazo. É crucial para pessoas com sobrepeso ou obesas com maior risco de resultados adversos à saúde.

As vantagens de se manter em uma faixa de peso saudável não se limitam a usar vestidos tamanho único. Ele também pode suportar uma vida útil mais longa. Você se sente psicologicamente melhor, fisicamente energizado e emocionalmente mais feliz.

Outras vantagens

  • O peso corporal ideal permite que você gerencie os níveis de fluido corporal em níveis ideais. Por exemplo, a circulação sanguínea ocorre de forma mais eficiente quando você está dentro da faixa de peso ideal.
  • Quando seu peso está em uma faixa saudável, é menos provável que você desenvolva doenças cardíacas, diabetes, cálculos biliares, certos tipos de câncer, obesidade e problemas respiratórios.
  • Ele otimiza seu sistema imunológico, tornando o mecanismo de defesa do seu corpo mais forte e mais rápido.
  • O peso saudável reduz o risco de infertilidade em homens e mulheres. Isso porque aumenta a produção de espermatozoides e regulariza os ciclos menstruais.
  • Você se sente mais confiante socialmente e com melhor autoestima.

Conclusão

O Índice de Massa Corporal (ou IMC) representa a relação entre sua altura e peso. Muitos profissionais de saúde usam o IMC para determinar se alguém está abaixo do peso ou acima do peso.

Por outro lado, um IMC mais elevado indica que você pode estar com sobrepeso ou obesidade. No entanto, o IMC não é uma medida precisa do percentual de gordura corporal. Além disso, o cálculo do IMC é menos eficaz entre pessoas muito ativas e musculosas, como fisiculturistas, levantadores de peso e atletas.

Além disso, não considera fatores de gênero, idade, raça, etnia e composição corporal. Como resultado, o IMC não é um indicador preciso de saúde.

No entanto, o cálculo do IMC fornece uma breve visão sobre seu estado de saúde e peso, o que, por sua vez, pode ajudar a determinar o risco de desenvolver doenças relacionadas ao estilo de vida. Por exemplo, é preciso para indivíduos extremamente abaixo do peso. Normalmente, aqueles com IMC entre 25 e 29,9 são considerados acima do peso.

Um IMC de 30 ou mais está longe da faixa ideal. Além disso, recomendamos que você converse com um técnico de saúde e explore outros parâmetros mais significativos, como circunferência da cintura, percentual de gordura corporal, localização da deposição de gordura, gordura visceral e condições físicas resultantes, como triglicerídeos altos, pressão alta, colesterol, açúcar no sangue, etc.

Perguntas frequentes (FAQ)

P. Qual é o IMC correto para minha idade?

R. O IMC não depende da idade do indivíduo. É o índice de massa corporal calculado para adultos. É estimado levando-se em consideração a altura e o peso de um indivíduo. As faixas de IMC são:

  • Abaixo de 18,5: abaixo do peso
  • 18,5 a 24,9: Saudável ou Normal 
  • 25 a 29,9: Excesso de peso 
  • Acima de 30: Obeso

P. Um índice de massa corporal de 26 é bom?

A. O IMC de 26 cai na faixa de excesso de peso. Embora ainda não seja um indicativo de obesidade, pode trazer risco de doenças cardíacas, diabetes etc. Como os níveis de IMC estão um pouco acima da faixa normal ou saudável, você deve começar a fazer esforços para reduzi-lo ao normal. A melhor maneira de fazer isso é modificando seus planos alimentares, fazendo mais atividade física, reduzindo o estresse etc. Então, você pode se esforçar para perder peso de forma saudável e cair na faixa normal de IMC.

P. O que é índice de massa corporal? Explicar.

R. O Índice de Massa Corporal ou IMC é uma medida do tamanho corporal que considera seu peso e altura. É um indicador para determinar se o peso é saudável e compatível com uma determinada altura. Sua faixa de IMC estima seu peso corporal total com base no peso e altura gerais. Quanto maior o seu IMC, mais excesso de peso você está. No entanto, o IMC não consegue dizer se o seu peso total é água, músculo ou gordura. Portanto, você não pode considerá-lo uma ferramenta de diagnóstico para o percentual de gordura corporal.

P. Qual é o peso saudável para uma mulher de 1,67 Altura?

R. O peso saudável para uma mulher de 1,67 está na faixa de 51 kg a 62 kg. Se você tem 1,67 de altura, uma faixa de peso normal ou saudável seria entre 51-62 kg de acordo com os valores do IMC. No entanto, pode diferir ligeiramente quando você o calcula por meio de outras medidas de cálculo, como relação cintura-quadril, calculadora de percentual de gordura corporal, etc.

P. Como você calcula o IMC de um homem?

R. O IMC é calculado dividindo o peso de uma pessoa em quilogramas pelo quadrado de sua altura em metros. O resultado lhe dará uma faixa de IMC. Como resultado, você saberia que se enquadra em qual categoria. As várias categorias são baixo peso, normal ou saudável, sobrepeso e obesidade.

P. Qual é um bom IMC para um homem de 1,77 altura?

R. O cálculo do IMC exigiria a altura e o peso de um indivíduo. No entanto, um peso saudável para um homem de 1,77 de altura seria de cerca de 77 kg. Alguns métodos de cálculo estimam o peso corporal saudável de um homem de 1,77 de altura entre 73-83,3 kg. No entanto, o peso corporal saudável depende de vários fatores. Mas você pode calcular seus valores de IMC por meio de uma calculadora de IMC fácil aqui.

P. Qual é o peso ideal para um homem de 5,6 KG?

R. O peso ideal para um homem de 1,70 de altura seria de 65 a 70,7 kg. No entanto, depende do seu percentual de gordura corporal, idade, genes, etc.

P. Qual é o IMC para um homem de 1,80m?

R. Para calcular os valores do IMC, é fundamental levar em consideração a altura e o peso. No entanto, de acordo com os cálculos padrão, um homem de 1,82 de altura deve variar entre 72,6 e 88,9 kg.

P. Quanto deve pesar um homem de 1,70 de altura?

R. De acordo com os cálculos do IMC, um homem de 1,70 de altura deve manter um peso corporal saudável entre 58 e 70,7 kg.

P. Quais são os perigos do excesso de peso para a saúde?

R. A obesidade, em particular, afeta quase todas as facetas da saúde, desde a função reprodutiva e pulmonar até a cognição e o humor. A obesidade aumenta o risco de várias doenças degenerativas, incluindo diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

P. Seus órgãos ficam maiores quando você ganha peso?

R. Sim, alguns estudos sugerem que, à medida que o peso aumenta, as células aumentam de tamanho, resultando no aumento dos órgãos. No entanto, não é saudável porque seus ossos começam a receber muita pressão com o aumento de peso, resultando em doenças ósseas.

P. O excesso de peso afeta seu cérebro?

R. O fluxo sanguíneo cerebral mais baixo tem sido relacionado a um risco aumentado de doença de Alzheimer e transtornos mentais em pessoas com um IMC mais alto. De acordo com um novo estudo de imagens cerebrais, à medida que o peso de uma pessoa aumenta, todas as regiões do cérebro experimentam diminuição da atividade e do fluxo sanguíneo. A obesidade está ligada à diminuição da função cognitiva, plasticidade, volume cerebral e estrutura cerebral alterada.

P. Quais são as cinco causas da obesidade?

R. As cinco principais causas da obesidade são alimentação e atividade física, genética, medicamentos e condições médicas, estresse, fatores emocionais e falta de sono. No entanto, as causas mais significativas da obesidade são padrões alimentares pouco saudáveis ​​e estilos de vida sedentários.

P. Qual é o peso ideal e saudável?

R. Não existe um mecanismo padrão ou definido para projetar um peso corporal saudável. Como o seu peso corporal depende de vários fatores como altura, gordura, genes, etc., nenhuma medida específica pode definir um peso corporal saudável. 

P. Qual é um peso saudável para uma mulher de 1,57 de altura?

R. De acordo com os cálculos do IMC, uma mulher de 1,57 de altura deve manter um peso corporal saudável entre 44,9 e 54,9 kg. No entanto, vários outros fatores influenciam seu peso corporal. Portanto, você deve considerá-los antes de avaliar seu peso corporal ideal.

Gostou do post?

Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como emagrecer com saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *