EmagracerEmagrecimento Saudável

Saiba os 10 passos para emagrecer com saúde

O ano de 2022 começou e muitas pessoas desejam emagrecer e ter o corpo dos sonhos, com saúde e qualidade de vida. Depois de passar quase dois anos mais tempo dentro de casa, por questões da pandemia do corona vírus, muita gente busca uma rotina mais ativa e saudável.

Não fique preocupado pelo que já passou, o importante é começar agora, e focar nas suas metas individuais.

 

Para que tudo ocorra da melhor forma, é necessário seguir as orientações dos profissionais da área, acima de tudo, ter em mente um corpo saudável é um grande passo a caminho do emagrecimento.

No post de hoje, vamos mostrar 11 passos para perder peso com saúde e manter o hábito de comer bem e praticar atividades físicas.

1° Passo – Alimente-se bem

Tenha uma alimentação diversificada, dessa forma será mais fácil garantir um aumento na saciedade e no ganho de energia que o corpo precisa.

Reeducação alimentar é a melhor maneira de emagrecer com saúde e sem correr o risco de engordar novamente,  é possível reduzir a quantidade de comida nas refeições, mantendo  rotina saudável.

É muito importante fazer um acompanhamento com um nutricionista e seguir as orientações recomendadas, para que não falta nutrientes no seu organismo.

 

2° Passo – Consuma alimentos naturais

De preferência para os alimentos naturais como, frutas, legumes, oleaginosas e grãos integrais.

Frutas, legumes e verduras trazem fibras e uma grande variedade de vitaminas que seu corpo necessita. Ajuda a ter um organismo funcionando melhor, com pele mais bonita, unhas fortalecidas e mais disposição.

Os grãos integrais, como arroz, macarrão e pães, têm grande quantidade de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Combinadas com um bom consumo diário de agua, as fibras ajudam a limpar o organismo, reduzindo o inchaço.

As oleaginosas como nozes, castanhas, pistache, avelã, entre outras, são excelentes no combate a diversas doenças, como problemas cardiovasculares, infecção e derrames. Elas auxiliam no aumento do colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol ruim (LDL).

 

3° Passo – Consulte um nutricionista

Um nutricionista vai indicar, de acordo com a sua altura, peso e quantidade de gordura corporal, uma dieta balanceada, com a quantidade de tudo o que seu organismo precisa.

A orientação de um nutricionista é fundamental para perder peso com saúde e não voltar a engordar depois, evitando dietas com falta de nutrientes que podem causar problemas mais sérios.

4° Passo – Pratique regularmente atividades físicas

A prática de exercícios físicos é essencial para quem quer emagrecer, pois coloca o corpo em movimento ajudando na perda de peso, como a tonificação dos músculos, e auxilia no tratamento contra o estresse e a depressão.

5° Passo – Beba muita água

A água é um importante ingrediente do nosso corpo. Auxilia na absorção de nutrientes, transporta as vitaminas por todo o organismo, tendo uma contribuição importante em seu bom funcionamento. Comer muitas fibras e não tomar água, por exemplo, pode ter o efeito contrário e trazer aquela sensação de inchaço.

Existe uma fórmula para saber a quantidade exata que o seu corpo precisa. Para cada quilo, são necessários 35 ml de água, ou seja, basta multiplicar o seu peso por 35 e terá a quantidade de mililitros indicada para você.

6° Passo – Reduza o açúcar

O açúcar refinado ou aquele branquinho como vemos, é uma fonte de carboidratos, sendo assim, seu consumo deve ser maneirado e só utilizado em momentos especiais, como sobremesas em finais de semana com a família.

No dia a dia o recomendado é retirar o açúcar das bebidas, pode fazer isso com calma reduzindo aos poucos: se você usa 2 colheres para adoçar sua bebida, comece a usar apenas uma; depois, meia colher e, então, retire por completo. Essa redução pode ser feita a cada 15 dias, assim seu organismo se acostuma com o novo sabor da bebida.

7° Passo – Preste atenção nas embalagens dos alimentos

Fique de olho nos ingredientes que compõem o seu alimento industrializado. Evite alimentos muito processados. Existe uma regra básica para saber se o alimento é processado, quando for comprar o produto alimentício confira os ingredientes no rotulo e veja se é possível encontrar os produtos em um mercado normal. Se tiver muitos itens que você não encontra, então quer dizer que o alimento é muito processado.

8° Passo – Consumo proteínas

Não consumir proteínas na dieta pode trazer alguns efeitos colaterais, como queda de cabelo, pele ressecada e frágil, fraqueza muscular, entre outros.

As proteínas podem ser tanto de origem vegetal quanto animal e devem estar presentes, preferencialmente, nas três refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar. Boas fontes de proteína vegetal são as leguminosas como feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, amendoim e soja. Já as proteínas de origem animal são as carnes bovinas, suínas, aves, ovo, peixes e frutos do mar. Lembrando que esses são os cinco passos básicos para iniciar.

9° Passo – Descanse seu corpo

As dicas para emagrecer nem sempre estão relacionadas com o que comemos ou deixamos de comer no nosso dia a dia, mas também com determinados hábitos que possuímos.

A pessoa que tem um boa noite de sono, por exemplo, perde até duas vezes mais gordura em relação às pessoas que descansam menos. 

 

10° Passo – Faça auto avaliações

É muito importante criar o hábito de realizar seu auto avaliação de desempenho. Mantendo uma ficha com anotações sobre medidas corporais, peso, tipo de alimentação, as dificuldades etc. Com essas informações em mãos, fica fácil identificar se você está seguindo o plano alimentar corretamente, se ele é satisfatório ou está prejudicando a sua saúde.

Seguindo essas dicas, o seu emagrecimento tem tudo para dar certo. Inicie pequenas mudanças agora mesmo e, em breve, os resultados aparecerão. Boa sorte na sua nova meta!

Gostou do post? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como emagrecer com saúde!

6 thoughts on “Saiba os 10 passos para emagrecer com saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *