teste de gravidez hcg
Gravidez

Gravidez níveis de beta-hCG e o que eles significam

Os testes beta-hCG medem a quantidade de gonadotrofina coriônica humana no sangue

Contudo muitas pessoas grávidas e tentando engravidar podem ter ouvido o termo beta-hCG em relação ao teste de gravidez hcg e se perguntam o que isso significa. De fato, um teste de beta-hCG é usado para confirmar e/ou avaliar uma gravidez por meio de um exame de sangue no consultório médico.

Afinal o Beta-hCG (β-hCG) é um teste que mede a quantidade de gonadotrofina coriônica humana (hCG) no sangue. Este hormônio é produzido assim que 10 dias após a concepção. Portanto em gestações saudáveis, os níveis de hCG aumentam rapidamente no início da gravidez. Porque um nível acima do normal pode confirmar a gravidez. De fato, vários testes de beta-hCG feitos ao longo do tempo podem mostrar se os níveis de hCG estão aumentando, o que é um sinal de que a gravidez está ocorrendo normalmente. 

Além disso, o teste beta-hCG também pode ser usado durante avaliações de tratamentos de fertilidade (uma forma sintética do hormônio às vezes é usada para ajudar os folículos a amadurecer e desencadear a ovulação), bem como quando há preocupações de que algo possa estar errado com uma gravidez. 

Leia mais: Dieta normoproteica quanto você precisa para perder peso

O exame de sangue beta-hCG às vezes também é chamado de:

  • Teste quantitativo de gravidez no sangue
  • Exame de sangue quantitativo de hCG
  • Teste de beta-hCG quantitativo em série
  • Teste quantitativo de beta-HCG sérico

O que o Beta hCG mede

Contudo foi notado o teste de gravidez envolve a detecção de hCG na urina ou no sangue.

O teste de urina é qualitativo, pois só pode dizer se a amostra é positiva ou negativa para hCG. O mesmo vale para o exame de sangue qualitativo hCG.  Em contraste, o beta hCG é um teste quantitativo, o que significa que revela não apenas se o hormônio está presente no sangue, mas exatamente em que quantidades. Os níveis de hCG são medidos em unidades mili-internacionais por mililitro (mIU/ml).

Quando os testes Beta-hCG são usados

Afinal o teste beta-hCG pode ser feito para confirmar a gravidez em uma consulta pré-natal precoce (como acompanhamento de um teste positivo de urina em casa ou no consultório). Mas o beta hCG nem sempre é feito ou necessário em gestações de rotina. Mas muitos profissionais usam a ultrassonografia transvaginal nas visitas de confirmação da gravidez para realmente ver evidências visíveis da gravidez ( o saco gestacional ). 

Contudo o teste beta-hCG também é usado quando há preocupações sobre complicações na gravidez , incluindo aborto espontâneo . No entanto nessas situações, testes repetidos podem ser realizados a cada dois ou três dias para avaliar a rapidez com que os níveis de hCG estão subindo. 

Afinal no início da gravidez, a taxa de aumento é mais reveladora do que a quantidade real do hormônio no sangue. De fato, níveis de hCG lentos podem indicar um alto risco de aborto espontâneo .

Portanto se você estiver passando por tratamentos de fertilidade , seu médico pode solicitar um teste de beta-hCG pouco antes ou quando sua menstruação estiver prevista para ver se os esforços foram bem-sucedidos. Os médicos que cuidam de mulheres que tomam injeções de hCG para melhorar suas chances de concepção ou como parte do processo de inseminação intrauterina (IIU) ou fertilização in vitro (FIV) precisam cronometrar cuidadosamente um teste de beta-hCG para garantir que a medicação tenha limpado o corpo e não afetará os resultados do teste. 

Outros usos para o teste beta-hCG durante a gravidez incluem: 

Determinando a idade de um feto: Afinal um teste beta-hCG nem sempre pode identificar a idade gestacional precisa. No entanto, seus resultados – considerados juntamente com a data da sua última menstruação – podem dar ao seu médico uma ideia geral, pois os intervalos esperados de hCG mudam a cada semana que passa no primeiro trimestre.

Triagem fetal: De fato, um beta hCG é uma parte dos testes de triagem tríplice e quádrupla do soro materno feitos entre 15 e 20 semanas de gestação para avaliar marcadores de certos problemas de saúde fetal, incluindo síndrome de Down. 

Portanto, não relacionado à gravidez, o teste beta-hCG pode ajudar a diagnosticar alguns tipos de câncer.

Leia mais: Saiba os 10 passos para emagrecer com saúde

Níveis de beta hCG na gravidez

Afinal aqui estão os intervalos típicos dos níveis de hCG durante a gravidez . Esses intervalos são apenas diretrizes, pois cada gravidez é diferente. 

Níveis de hCG esperados no primeiro trimestre
Tempo desde o último períodoFaixa de hCG (se grávida)
 3 semanas 5 a 72 mUI/ml
 4 semanas 10 a 708 mUI/ml
 5 semanas 217 a 8,245 mUI/ml
 6 semanas 152 a 32,177 mUI/ml
 7 semanas 4,059 a 153,767 mUI/ml
 8 semanas 31.366 a 149.094 mUI/ml
 9 semanas 59,109 a 135,901 mUI/ml
 10 semanas 44.186 a 170.409 mUI/ml
 12 semanas 27,107 a 201,165 mUI/ml
 14 semanas 24.302 a 93.646 mUI/ml
 16 semanas 8,904 a 55,332 mUI/ml

Portanto Lembre-se: se você tem níveis altos ou baixos do hormônio não é o principal indicador de uma gravidez saudável. Isso ocorre porque muitos fatores podem influenciar os níveis totais de hCG, incluindo tabagismo materno, peso, etnia, paridade (o número de vezes que uma mulher deu à luz) e hiperêmese gravídica (enjoo matinal grave). 

No entanto os médicos, em vez disso, procuram ver se os níveis de hCG dobram a cada 48 a 72 horas, independentemente do nível em que começaram. Eles procuram isso nas primeiras semanas de gravidez, pois é normal que os níveis de hCG atinjam o pico em torno de 8 a 11 semanas de gestação, depois diminuam e se estabilizem depois. 

Quando níveis de beta-hCG forem inferiores ao esperado

Quando seus níveis de hCG estiverem baixos, é provável que outro teste seja realizado em alguns dias para confirmar se os níveis estão aumentando ou não. No entanto, se os níveis de beta-hCG estiverem abaixo do esperado (e permanecerem baixos em testes repetidos), isso pode indicar: 

De fato, se houver suspeita de um desses problemas, seu médico fará outros exames, geralmente uma ultrassonografia transvaginal , para determinar o status de sua gravidez.

Se os níveis de beta-hCG forem maiores do que o esperado

Os motivos pelos quais seus níveis de beta-hCG podem ser maiores do que o esperado incluem: 3

  • Uma gravidez múltipla
  • Data de gravidez incorreta
  • Gravidez molar (quando uma massa de tecido cresce dentro do útero em vez de uma placenta)

Novamente, um resultado atípico será seguido por testes repetidos e/ou outras avaliações para descobrir o que está acontecendo.  

Leia mais: Como queimar gordura sem fazer exercícios

Uma palavra de Muito Bem!

Seja como for se você vir seus resultados de hCG em um relatório de laboratório antes de ter a oportunidade de falar sobre eles com seu médico, tente não tirar suas próprias conclusões. Embora informativo, um teste beta-hCG é apenas uma maneira pela qual os médicos coletam informações sobre e determinam o status de uma gravidez.

Gostou do post?

Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam das vantagens para cuidar da sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *