6 poderosos chás emagrecedores para secar a barriga
Estrutura do Conteúdo
ToggleO consumo de chá emagrecedor, são grandes aliados para manter uma vida saudável e como consequência disso, eles são excelentes emagrecedores auxiliando na perda de peso, reduzindo as medidas corporais e secando a barriga. De fato, muitos tipos de ervas ajudam a acelerar o metabolismo e a eliminar toxinas que podem atrapalhar na redução do peso.
Mas um dos benefícios que muitos chás possuem, são as propriedades diuréticas que atuam eliminando o excesso de agua no organismo e ajudando a secar a barriga.
Afinal isso não significa que pode abusar do consumo dessas bebidas para eliminar gorduras, até porque isso não depende somente do chá, mas sim de todo conjunto como alimentação e exercícios físicos.
Outra boa estratégia para usar junto com os chás numa dieta de emagrecimento é acrescentar alimentos termogênicos, que estimulam ainda mais o metabolismo favorecendo a diminuição da gordura acumulada no organismo.
Confira nossa lista e coloque em pratica o habito de beber chás! Além de deliciosas, essas bebidas proporcionam diversos benefícios para o corpo e a mente.
Chá verde
É um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia Sinensis. É chamado chá verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Diversos estudos indicam que o chá verde tem grandes benefícios para saúde, sendo uma delas as propriedades diuréticas, favorecendo na eliminação da retenção de liquido corporal e ajudando a secar a barriga. Sendo assim, o chá emagrecedor possue propriedades termogênicas, que acelera o metabolismo aumentando o gasto calórico e auxiliando na perda de peso.
Ingredientes:
1 colher de chá de folhas do chá verde seco ou 1 sache de chá-verde;
1 xicara de agua fervente.
Modo de preparo:
Colocar o chá verde na água fervente, tampar e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber o chá morno.
O chá verde tem um sabor suave, é recomendado que não exagere no consumo das doses diárias. Nas propriedades do chá consta cafeína uma substancia que faz ficar em modo de alerta.
Chá de gengibre
O gengibre é uma planta herbácea da família das Zingberaceae, originaria da ilha de Java, da índia e da china, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. De fato, o chá emagrecedor de gengibre tem muitos benefícios, e um dos principais é a ação diurética que ajuda na eliminação da retenção de liquido corporal, facilitando o processo de secar a barriga. Portanto, o Gengibre é um poderoso termogênico, acelera o metabolismo fazendo com que o corpo consuma mais energia. Ele também auxilia na diminuição da absorção de gordura de alimentos pelo intestino controlando a fome e reduzindo a ingestão de comida contribuindo assim para a perda de peso.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de raiz de gengibre fatiada ou ralada;
2 xicaras de chá de agua quente.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o gengibre e acrescente água fervente, deixe fervendo de 5 a 10 minutos, deligue o fogo e espere alguns minutinhos até ficar morno.
O chá de gengibre deve ser evitado por crianças, por mulheres grávidas ou amamentando e por pessoas com cálculos biliares.
Chá de hibisco
O genero Hibiscus é uma planta da familia Malvaceae e que tem centenas de espécies, algumas dessas espécies como por exemplo o hibiscus sabdariffa, que produz o famoso chá emagrecedor de hibisco, são comestíveis.
O hibisco é rico em antocianinas, cálcio, cobre, ferro, fibras, fósforo, magnésio, polifenóis, potássio, vitaminas A, B1, B2, B3 e C, entre outros nutrientes. Por isso, juntamente com hábitos saudáveis e uma dieta indicada pelo seu nutricionista, o consumo da flor in natura ou desidratada em chás, geleias, molhos, saladas e outras receitas pode ajudar o seu organismo melhorar as atividades digestiva e diurética, auxiliando na digestão, retenção de líquidos e inchaços.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de flor de hibisco seco;
1 xicara de chá de agua fervente.
Modo de preparo:
Coloque uma colher de sopa da planta seca em 1 litro de água quente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos e depois coe.
Afinal de ainda não ter contraindicação comprovada, a ingestão do chá de hibisco deve ser evitada por mulheres grávidas, que amamentam e em crianças.
Chá mate
Erva mate também conhecida como mate ou congonha é uma árvore da família aquifoliáceas, originárias da região subtropical da américa do sul. De fato, é consumida como chá mate, chimarrão ou tereré no Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile.
O chá emagrecedor mate é rico em cafeína, contém substâncias diuréticas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos corporais facilitando no processo de secar a barriga. Portanto, são ricos em antioxidantes, que ajudam a diminuir a gordura do organismo e promover a saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos e levando a perda de peso.
Ingredientes:
1 colher de chá de erva de chá mate desidratada ou sache de chá mate;
1 xicara de chá de agua fervente.
Modo de preparo:
Coloque uma colher de sopa da erva mate em água quente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos e depois coe.
O chá mate não é recomendado para crianças, mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem problemas de insônia, gastrite ou pressão alta. Por que o chá mate pode causar agitação ou ansiedade, por isso, nestes casos sugere-se diminuir o consumo deste chá.
Chá preto
O chá preto é um dos quatro tipos definidos de chá no mundo. Curiosa e literalmente, é chamado de chá vermelho na China. Afinal o chá preto é o tipo de chá mais comum no Ocidente, tanto em saquinhos como em folhas. Grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzido na Índia.
O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis, fazendo com que ele tenha um efeito muito parecido com os chás verde e branco. Nele contém propriedades antioxidantes que auxiliam na eliminação da gordura dos alimentos pelas fezes da pessoa, contribuindo diretamente na perda de peso. Outra propriedade do chá preto é o fato dele ser diurético, diminuindo a retenção de líquidos corporais e ajudando a secar a barriga.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de chá preto ou 1 sachê de chá preto;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Esquente a água em uma caneca; em seguida desligue o fogo e deixe as folhas da erva ou o sachê, por até 10 minutos em contato. Então, coe o chá emagrecedor e beba-o ainda quente, para que o efeito na perda de peso seja ainda melhor.
Por ter cafeína, o chá preto não é indicado para crianças, mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem insônia, gastrite ou pressão alta. O chá preto pode gerar ansiedade ou agitação em algumas pessoas, sendo importante reduzir a ingestão deste chá.
Chá Oolong
O chá oolong é um chá bastante tradicional na China, feito das folhas da planta Camellia sinensis, a mesma planta utilizada para fazer o chá verde e o chápreto. A diferença entre as bebidas é a maneira como o chá é processado.
Folhas de chá contêm certas enzimas que produzem uma reação química denominada oxidação. A oxidação transforma as folhas de chá verde em uma cor preta profunda. Assim, o chá verde não pode oxidar muito, mas o chá preto sim. Já o chá oolong tem um nível de oxidação parcial que fica entre os outros dois chás.
É essa oxidação que vai gerar a cor e o sabor característicos do chá oolong. Além dessas características, o chá possui substâncias, como antioxidantes, que podem trazer diversos benefícios à saúde.
O chá oolong possui propriedades antiobesidade quando combinado com uma dieta saudável e equilibrada, já que poderia ajudar a melhorar o metabolismo das gorduras, ajudando a diminuir o peso e a gordura acumulada no organismo e a melhorar os níveis de triglicerídeos e de colesterol.
Ingredientes:
1 xícara de chá de oolong;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Acrescentar o oolong à água e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara por dia por cerca de 6 semanas, em conjunto com uma alimentação balanceada.
O chá oolong é contraindicado para mulheres gravidas e que estão em período de amamentação, para quem sofre de diabetes, distúrbios de ansiedade, síndrome do Intestino Irritável, pressão alta e osteoporose.