Saúde

Os tipos essenciais de insulina para o diabetes

A maioria das pessoas com diabetes tipo 1 e algumas pessoas com diabetes tipo 2 recebem dois tipos de insulina. Uma de ação rápida que você toma com as refeições e, às vezes, nos lanches, conhecida como insulina em bolus, e as insulinas basais, uma insulina de ação mais lenta que você toma uma ou duas vezes por dia. Essas insulinas básicas desempenham um papel crucial no controle do diabetes, fornecendo uma cobertura contínua para controlar o açúcar no sangue.

Quem pode receber prescrição de um tipo de insulina?

Algumas pessoas recebem apenas um tipo de insulina, uma combinação de uma de ação rápida e outra de ação mais lenta, mencionada acima. Isso é conhecido como insulina mista .

Pessoas com diabetes tipo 2 ou gestacional podem receber apenas uma prescrição de ação lenta (insulina de fundo ou basal), pois isso pode ser suficiente para ajudar a controlar o açúcar no sangue em combinação com outros tratamentos.

Portanto, ao utilizar uma bomba de insulina em vez de injeções, você só precisará utilizar a insulina de ação rápida. Você programará a bomba para liberar pequenas quantidades dessa insulina continuamente, e poderá instruí-la a fornecer doses extras quando necessário.

Leia mais: Diabetes tem cura?

Insulina turva

Grande parte das insulinas são claras, mas algumas insulinas se tornam turvas devido à adição de substâncias que diminuem a taxa de absorção pelo corpo. Se você recebeu uma insulina turva, você deve suavemente enrolar e inverter (virar de cabeça para baixo) a solução 10 vezes cada, até que esteja bem misturada e se torne branca leitosa.

Você não deve agitar vigorosamente a insulina, pois isso causa bolhas que podem levar a doses imprecisas. Portanto, deve realizar uma inversão e/ou suportar um total de 20 vezes imediatamente antes de cada injeção com insulina turva.

Entretanto, se você usa insulina que geralmente é clara e turva, não a use.

Tipos de insulina em bolus (às refeições)  

De fato, a insulina em bolus fornece uma rápida explosão de insulina para lidar com os carboidratos dos alimentos e bebidas. Sua dose dependerá de quantos carboidratos você está comendo.

Existem dois tipos principais de insulina em bolus.

Leia mais: Como emagrecer com diabetes

Insulina de ação rápida

A pessoa toma uma insulina de ação rápida um pouco antes ou após as refeições. Os médicos podem prescrever marcas como Novorapid, Apidra e Fiasp, que oferecem um efeito ainda mais rápido. Essa forma de insulina começa a agir em poucos minutos e tem uma duração de três a cinco horas, variando de acordo com a marca.

Insulina de ação curta 

Portanto, a insulina de ação curta é semelhante à insulina de ação rápida, mas é mais lenta para agir. Por ser mais lento, você precisa tomá-lo cerca de 25 minutos antes de comer. Actrapid e Humulin S são algumas marcas que podem ser prescritas.

Insulina de ação curta leva cerca de 30 a 60 minutos para começar a funcionar e dura de 5 a 8 horas.

Tomando insulina de efeito rápido ou de curto efeito, também tomará uma insulina de fundo de ação intermediária ou de ação prolongada. A menos que você use uma bomba de insulina.

Leia mais: Diabéticos podem comer manga?

Insulina basal (antecedentes)

Ao tomar a insulina em bolus durante as refeições, geralmente também são administradas as insulinas basais uma ou duas vezes ao dia. Ao longo do dia, a insulina basal atua no controle dos açúcares que o seu corpo pode estar produzindo ou metabolizando.

Existem dois tipos principais de insulina de fundo:

Insulina de ação intermediária

As marcas de insulina de ação intermediária que você pode ver incluem Humulin I, Insulatard e Insuman Basal. Você toma uma ou duas vezes por dia. A insulina intermediária é um tipo turvo de insulina.

Insulina de ação prolongada 

Contudo, a insulina de efeito prolongado é mais lenta que a insulina intermediária, mas muito semelhante na forma como seu corpo a utiliza. Você geralmente toma uma vez ao dia, no mesmo horário todos os dias. Tresiba e Lantus são algumas marcas que podem ser prescritas. Estudos demonstraram que reduz o risco de hipoglicemia em comparação com a insulina de ação intermediária.

Insulina de ação prolongada e diabetes tipo 2

Os médicos costumam prescrever as insulinas de efeito intermediário ou prolongado para pessoas com diabetes tipo 2. Como essas insulinas às vezes são suficientes por conta própria, sem a necessidade de insulinas basais. Isso ocorre porque as pessoas com diabetes tipo 2 ainda produzem sua própria insulina. 

Leia mais: Como lidar com diabetes

O que é insulina mista

Caso você toma insulina mista, isso significa que você a toma antes das refeições e não precisa tomar as insulinas basais em horários diferentes. Pode ser uma combinação de insulina de ação curta e intermediária ou uma combinação de insulina de ação rápida e intermediária.
Poderá ver marcas como Insuman Comb 25 ou Humalog Mix25 se tomar insulina mista. Se você tem diabetes tipo 2, pode ser prescrito este tipo de insulina. A insulina vem pré-misturada e turva.

Do que é feita a insulina?

A insulina é produzida de maneiras diferentes. A molécula de insulina é como dois fios de contas unidos.

Você e sua equipe de saúde discutirão qual insulina você pode tomar.

Humana – É sintética e produzida em laboratório para ser como a insulina produzida no corpo. 
Analógica – Também é sintética e produzida em laboratório, mas os cientistas conseguiram alterar a posição de algumas esferas para criar insulina geneticamente modificada, conhecida como análogos. 
Animal – Não se utiliza muito isso atualmente, mas algumas pessoas acham que a insulina purificada (limpa) de animais funciona melhor para elas. Vem de vacas ou porcos. 

Referências

https://www.diabetes.org.uk/

Gostou do post?

Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como emagrecer com saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *